Brown demite-se do <i>Labour</i>

O líder dos trabalhistas britânicos anunciou, na segunda-feira, 10, que tenciona apresentar a sua demissão ao partido, reconhecendo que os britânicos penalizaram a sua governação nas eleições legislativas realizadas, dia 6, no Reino Unido

O Partido Conservador ganhou eleições, conquistando 306 deputados de um total de 650 na Câmara dos Comuns. O Partido Trabalhista, no poder desde 1997, obteve 258 lugares e os liberais-democratas ficaram na terceira posição com 57 lugares.

Os pequenos partidos ficaram com 28 lugares, incluindo os ecologistas liderados por Caroline Lucas que alcançaram pela primeira vez um lugar no parlamento.

Entretanto os três maiores partidos iniciaram um processo de negociações para formação de um governo de coligação, já que, desde 1974, esta é a primeira vez que um partido não alcança maioria absoluta para governar.



Mais artigos de: Europa

Notas breves sobre a crise na UE

Atraso, dependência, regressão e declínio nos planos económico e social, com desemprego e pobreza estruturais. Poderíamos sintetizar assim, num brevíssimo retrato à la minuta, a realidade económica e social do país, percorrida a primeira década do...

Resposta massiva

Logo no dia seguinte à greve de 5 de Maio na Grécia, os trabalhadores voltaram a manifestar-se em protesto contra as medidas de austeridade aprovadas na véspera pelos «socialistas» do PASOK, com o apoio dos conservadores da ND e da extrema-direita LAOS.

Fuga em frente do grande capital

Dez anos após a aprovação da chamada «Estratégia de Lisboa», o capitalismo está mergulhado numa das mais profundas crises da sua história e arrasta os povos para o desemprego e a miséria.